Club+Mais
Comportamento

Feromônio – ou feromona é o conjunto de substâncias químicas que, disseminadas entre seres de uma mesma espécie, promovem reações específicas em seus indivíduos. Em se tratando de atração sexual, seriam os feromônios responsáveis pela chamada ‘química’, tão comum entre casais que encontram a felicidade na vida sexual. Essa mistura de componentes químicos afetaria desde o cheiro (principal evidência da presença dos feromônios) até mesmo gestos, postura, olhar e forma de exercer a sedução.

Não por acaso, existem pessoas consideradas fora do padrão vigente de beleza estética que são consideradas mestres na arte de “exalar charme”. Trata-se de um cheiro individual do corpo e não há uma justificativa lógica nem intelectualizada que confirme quais feromônios teriam maior ou menor capacidade atrativa.

Mas ainda há incertezas sobre a existência dos feromônios: a primeira é identificar quais substâncias nos humanos poderiam ser classificadas como feromônios. A segunda é se elas existem, como são captadas e compreendidas pelo cérebro.

Cientistas já conseguiram identificar a existência do órgão vomeronasal, uma estrutura localizada atrás do nariz, que seria capaz de fazer essa conexão entre tais substâncias e o cérebro nos humanos.

O problema é que ainda não foi comprovada se essas células, proeminentes nos fetos, permanecem ativas e como funcionariam para detectar feromônios. Mas vale sempre lembrar: na hora da conquista, é preciso bem mais do que odores. Pesam os aspectos culturais, emocionais e comportamentais. Fonte: @luangelo – sexóloga Foto: StockSnap #4050emais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados *

Nome:

Email:

Comentário:

O Club Mais oferece aos seus membros uma infinidade de benefícios exclusivos. Descontos, eventos, promoções e muito mais...

Guia de Fornecedores